Conheça o atual panorama da vacinação infantil no país e entenda a importância da imunização para as crianças

Importância da imunização: vacinação infantil despencou no Brasil

Conheça o atual panorama da vacinação infantil no país e entenda a importância da imunização para as crianças

Nos últimos anos, especificamente desde 2015 e principalmente desde o início da pandemia e o surgimento de inúmeras “fake news” sobre a importância da imunização, a vacinação infantil, assim como a de adultos, caiu abruptamente.

Para se ter ideia, a imunização infantil despenca de maneira vertiginosa no Brasil e, atualmente, se encontra nos níveis mais baixos dos últimos 30 anos, de acordo com publicação do Jornal Grande Bahia.

Somente em 2021, apenas 60% das crianças foram imunizadas contra a hepatite B, tétano, difteria e coqueluche. Já a vacinação contra a tuberculose e a paralisia infantil ficou na casa dos 70%. Contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, o índice não chegou a 75%.

É importante pontuar que, para que o Brasil fique protegido contra novos surtos e epidemias destas enfermidades, é preciso que a taxa de vacinação infantil fique entre 90% e 95%, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS e o Ministério da Saúde.

Porém, desde 2015, com o início das “fake news” (notícias falsas), o país enfrenta uma queda generalizada e atingiu a pior marca em 2021.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre a importância da imunização, especialmente sobre a vacinação infantil. Boa leitura!

Saiba também: Entenda os motivos para o surto de hepatite aguda grave em crianças

Entenda a importância da imunização das crianças

A vacinação infantil é fundamental para garantir a proteção das crianças contra doenças que podem trazer complicações, sequelas e levar até a óbito em casos mais extremos.

Além disso, se esse quadro de baixa vacinação não for revertido, o Brasil pode enfrentar novas catástrofes sanitárias, com o ressurgimento de surtos e até epidemias que eram comuns no passado.

Como exemplo, a meningite e a caxumba podem causar surdez, o sarampo pode retardar o crescimento e reduzir a capacidade mental, a difteria pode levar os rins à falência e a coqueluche pode provocar lesões cerebrais.

Além disso, mulheres que contraem rubéola durante a gravidez correm o risco de que os bebês nasçam com glaucoma, catarata, deformação cardíaca, entre outros problemas, além do risco de aborto.

Por isso, não deixe de manter o esquema vacinal em dia e garanta que as crianças tenham a proteção necessária contra doenças consideradas como evitáveis.

Você pode se interessar também por: Surto de sarampo: doença volta a preocupar autoridades médicas brasileiras

Conheça a Vip Imune e garanta todas as vacinas do calendário de vacinação

Após entender a importância da imunização, especialmente a vacinação infantil, bem como o atual panorama das vacinas no Brasil, chegou o momento de conhecer uma instituição de saúde sólida e de confiança.

Neste caso, a Vip Imune Clinica de Imunizações foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização e com profissionais experientes, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais via Whatsapp e programe sua vacina!

Comments are closed.