surto de sarampo

Surto de sarampo: doença volta a preocupar autoridades médicas brasileiras

Conheça o panorama sobre o novo surto de sarampo no Brasil e saiba tudo sobre a doença!

Um novo surto de sarampo tem preocupado o Ministério da Saúde no Brasil, já que somente em São Paulo, 25 casos suspeitos foram registrados até abril de 2022. Além disso, a região norte também registrou pacientes que podem estar infectados.

Vale destacar que o Brasil chegou a receber o certificado de erradicação da doença em 2016 pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

No entanto, desde que a doença voltou aos registros oficiais, em 2019, já foram confirmados mais de 40 mil casos e 40 mortes, metade são crianças abaixo dos 5 anos de idade.

Mas o que causou esse novo surto de sarampo? Bem, o principal motivo para esse novo é a queda na cobertura vacinal. Saiba mais a seguir!

Leia também: 5 principais dúvidas sobre a vacinação

Entenda o que é o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, chamado Morbillivirus, que acomete principalmente crianças – geralmente entre 6 meses de vida até os 2 anos de idade – mas que também pode infectar os adultos.

A transmissão da doença acontece por meio de gotículas respiratórias produzidas por um paciente infectado ao tossir ou espirrar que ficam no ar e infectam outras pessoas.

Geralmente, os pacientes de sarampo passam por um período de incubação de 12 a 15 dias antes de apresentar os principais sintomas, que são:

  • Manchas vermelhas, principalmente no rosto
  • Tosse
  • Espirros
  • Coriza
  • Febre
  • Conjuntivite e irritação ocular
  • Otite
  • Dores de cabeça
  • Fotofobia
  • Mal-estar
  • Perda de apetite

A partir desses sintomas, o diagnóstico é obtido por meio de exame clínico, geralmente de sangue, para comprovar a infecção.

O paciente infectado e diagnosticado com sarampo deve seguir as recomendações médicas, como ficar de repouso, seguir uma dieta balanceada, manter-se hidratado e limpar os olhos com soro fisiológico.

Saiba mais: Conheça 5 estratégias para diminuir a dor da vacinação

Saiba como evitar o surto de sarampo

Para evitar o surto de sarampo, a vacinação é o método mais eficaz e o imunizante deve ser aplicado entre os primeiros meses de vida.

Além disso, adultos que não foram vacinados contra o sarampo também devem receber o imunizante.

Você pode se interessar também por: Qual é o papel das empresas quando o assunto é vacina e trabalho?

Conheça a Vip Imune e receba a vacina contra a doença

Agora que você já sabe tudo sobre esse novo surto de sarampo, chegou o momento de conhecer uma instituição de saúde que ofereça imunizantes contra a doença.

Nesse caso, a Vip Imune foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais via Whatsapp e programe sua imunização contra o sarampo.

Comments are closed.