Principais dúvidas sobre a vacinação

5 principais dúvidas sobre a vacinação

Desde o que são até a importância de imunizar os filhos, conheça as respostas para as principais dúvidas sobre a vacinação

Quando o assunto é imunização, ainda existem diversas dúvidas sobre a vacinação e sua importância para evitar doenças e proteger crianças e adultos.

Nesse sentido, é importante ressaltar que as vacinas salvam 3 milhões de vidas todos os anos no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS e divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.

Além disso, os imunizantes ainda poderiam salvar 1,5 milhão a mais de pessoas, caso a cobertura vacinal fosse maior, de acordo com o mesmo levantamento.

Diante disso, preparamos esse artigo com as principais dúvidas sobre a vacinação, conforme publicação da Unicef Brasil. Boa leitura!

Saita também: Conheça 5 estratégias para diminuir a dor da vacinação

Conheça as respostas para as principais dúvidas sobre a vacinação

1.    O que são as vacinas?

Entre as principais dúvidas sobre a vacinação, uma das principais é justamente sobre o que são os imunizantes.

Para responder essa pergunta, é importante dizer que as vacinas são substâncias preparadas e aplicadas desde a infância até a terceira idade, com o objetivo de proteger a população contra doenças graves.

2.    Como os imunizantes funcionam?

Os imunizantes atuam para reforçar o sistema de defesa das pessoas para combater possíveis infecções de maneira mais eficiente, com uma resposta imunológica contra doenças específicas.

Assim, após ser imunizado, em caso de infecção, o organismo sabe como combater os vírus e bactérias.

3.    As vacinas são seguras?

Essa é uma das dúvidas sobre a vacinação mais comum ultimamente, principalmente, por conta da pandemia causada pelo Coronavírus. E a resposta é sim, as vacinas são seguras e, antes de chegar à população, passam por rigorosos testes de segurança e estudos clínicos.

4.    Por que vacinar meu filho?

As vacinas ajudam a proteger crianças contra diversas doenças que podem provocar sequelas graves e até a morte, especialmente em bebês, que têm o sistema imunológico ainda em desenvolvimento.

Por isso, é importante vacinar as crianças e evitar doenças como a rubéola, o tétano e a poliomielite, por exemplo.

5.    Existem doenças que não estão presentes na minha comunidade. Ainda assim devo vacinar meu filho?

Ainda que uma enfermidade tenha sido erradicada da sua comunidade, com o mundo cada vez mais globalizado, é possível que a doença volte a partir de áreas em que ainda estejam presentes.

Por isso, sim, é preciso vacinar as crianças contra doenças que não estejam presentes em um país, cidade, estado ou região.

Você pode se interessar por: Qual é o papel das empresas quando o assunto é vacina e trabalho?

Conte com a Vip Imune e receba todas as vacinas do calendário de vacinação

Agora que você já sabe quais são as respostas para as principais dúvidas sobre a vacinação, chegou o momento de conhecer uma instituição que oferece os imunizantes de acordo com o calendário de vacinação.

Nesse sentido, a Vip Imune foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização e com profissionais experientes, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos especialistas via WhatsApp e programe a imunização da sua família!

Comments are closed.