Entenda os motivos para o surto de hepatite aguda grave em crianças

Entenda os motivos para o surto de hepatite aguda grave em crianças

Saiba o que se sabe até o momento sobre a hepatite aguda grave em crianças e entenda se a doença pode ter relação com o coronavírus

O surto de hepatite aguda grave em crianças tem preocupado a comunidade médica em todo o mundo, inclusive no Brasil, em que, até o início de maio de 2022, apresenta 41 casos suspeitos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

Além disso, até o momento da publicação deste conteúdo, já foram registrados 12 óbitos e mais de 450 casos confirmados de hepatite aguda grave em crianças em todo o mundo, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Vale pontuar que a hepatite aguda grave em crianças é uma inflamação do fígado, causada por agentes infecciosos responsáveis pelas variações A, B, C, D e E. Além disso, a doença apresenta sintomas como:

  • Icterícia
  • Febre
  • Dores musculares
  • Diarreia
  • Vômito

Mas, quais são as razões para esse surto, tem relação com a COVID-19? Confira a seguir!

Leia também: Surto de sarampo: doença volta a preocupar autoridades médicas brasileiras

Conheça as razões que levaram aos casos de hepatite aguda grave em crianças

Até então, a comunidade médica ainda busca respostas mais concretas para entender a causa deste surto de hepatite aguda grave em crianças, registradas em todo o mundo.

O que se sabe até o momento, é que um tipo de adenovírus, 41F, deve ser o possível causador da doença, já que foi identificado em 72% das crianças que apresentaram a enfermidade no Reino Unido.

Apesar desta linha de raciocínio dos cientistas, esses pesquisadores ainda não conseguiram explicar como esse adenovírus estaria provocando hepatite aguda grave em crianças.

Vale destacar que o adenovírus 41F, geralmente, é associado a resfriados leves e sintomas gastrointestinais.

Esse surto pode estar relacionado ao coronavírus?

Diante disso, uma outra linha de raciocínio sugere que esse surto pode ter ligação com a COVID-19, já que em alguns pacientes, foi detectada também a presença do vírus SARS-CoV-2, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS.

No entanto, até o momento, segundo a própria OPAS, esta é apenas mais uma entre as linhas de pesquisa e não há nada que confirme essa relação.

Você pode se interessar também por: Saiba quais são as doenças mais comuns no outono

Conte com a Vip Imune para obter o esquema vacinal em dia!

Agora que você já sabe tudo sobre o surto de hepatite aguda grave em crianças, chegou o momento de conhecer uma instituição de saúde que ofereça imunizantes contra diversas doenças, inclusive hepatite.

Nesse caso, a Vip Imune foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais via Whatsapp e programe a imunização das crianças!

Comments are closed.