doenças comuns no verão

Doenças comuns no verão: conheça as principais e saiba como evitá-las

De dengue até intoxicação alimentar, saiba quais são as doenças comuns no verão

Na estação com as temperaturas mais altas do ano, são frequentes os registros de diversos casos das doenças comuns no verão, como as dermatológicas, dengue, intoxicação alimentar, conjuntivite e otite, por exemplo.

Nesse sentido, inclusive, segundo dados do Ministério da Saúde e divulgados pela Fiocruz, foram registrados 180 mil casos de dengue nas primeiras sete semanas de 2020, além de 6 mil notificações de chikungunya e, aproximadamente, 600 de zika.

Diante disso, para aproveitar o período mais quente do ano, preparamos esse conteúdo sobre as doenças comuns no verão e como evitá-las.

Leia também: Conheça a importância da vacinação na terceira idade

Saiba quais são as doenças comuns no verão

Dengue

A doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti, geralmente, provoca manchas avermelhadas pelo corpo a partir do 5° dia de infecção, com febres altas, que podem durar de 2 a 7 dias, além de dores nas articulações e músculos.

Para diminuir a possibilidade de contrair o vírus, é importante certificar-se de não ter água parada em vasos, pneus e piscinas em desuso.

Além disso, também é recomendado utilizar repelente, principalmente, em regiões com mais registros da doença.

Conjuntivite

A conjuntivite é outra das doenças comuns no verão e se caracteriza pelos sintomas de fotofobia, inchaço, vermelhidão, coceira e secreção nos olhos.

Essa enfermidade é transmitida pelo ar ou contato com superfícies contaminadas, por isso, para evitá-la, é importante não compartilhar toalhas, maquiagem, pincéis, fronhas, evitar aglomerações e piscinas.

Além disso, também é preciso ter atenção com a higienização das mãos e olhos com frequência.

Otite

A otite externa, comum no verão, é uma inflamação do ouvido causada pelo contato de água contaminada, em mergulhos em piscinas, mar ou rio.

Entre os principais sintomas destacam-se dor e pressão no ouvido, febre, dor de cabeça, zumbido, problema de audição, equilíbrio e tontura.

Além da higienização periódica, para evitar a otite externa, é necessário utilizar protetores macios de ouvido, não utilizar objetos para coçar a parte interior da orelha e usar o cotonete com cuidado.

Intoxicação alimentar

Entre as doenças comuns no verão, a intoxicação alimentar também registra diversos casos todos os anos, pois nesta época, o armazenamento ruim de alimentos provoca proliferação de vírus e bactérias.

Para diminuir a possibilidade de ter problemas com intoxicação alimentar, é importante dar preferência por frutas e alimentos frescos, evitar alimentos pré-cozidos e fritos, principalmente, de estabelecimentos desconhecidos.

Doenças dermatológicas

Por fim, as doenças dermatológicas também são frequentes no verão, principalmente em lugares públicos como praias, que podem causar micoses e outros problemas de pele e unhas.

Nesse caso, é preciso ter cuidado e evitar o compartilhamento de toalhas, secar bem o corpo e ter atenção redobrada com a higiene após ter contato com areia, mar e piscina.

Saiba mais: Entenda como funciona a aplicação simultânea de vacinas

Conheça a Vip Imune

Além de conhecer e saber como evitar as doenças comuns no verão, é importante tomar outros cuidados para garantir que a saúde esteja em dia.

Por isso, é preciso realizar um check-up periódico com consultas e exames, além de manter o calendário de vacinação em dia.

Neste caso, a Vip Imune oferece vacinação familiar e corporativa, com uma equipe qualificada, experiente e atenciosa para proporcionar atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe as vacinas para você e sua família!

Comments are closed.