vacinação na terceira idade

Conheça a importância da vacinação na terceira idade

Saiba qual é o impacto na longevidade e qualidade de vida e conheça os principais imunizantes para vacinação na terceira idade

A longevidade e qualidade de vida dos idosos estão totalmente atreladas a práticas saudáveis, como alimentação equilibrada, rotina de exercícios físicos e cuidados com a saúde em geral, inclusive, com atenção especial à vacinação na terceira idade.

Nesse sentido, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos cerca de 210 milhões de habitantes no Brasil, 37,7 milhões têm 60 anos ou mais.

Além disso, a projeção para 2050, de acordo com outro levantamento do próprio IBGE, é de que o Brasil tenha 66,5 milhões de idosos.

No entanto, para que essas pessoas com 60 anos ou mais tenham a qualidade de vida esperada, a vacinação na terceira idade é fundamental. Por isso, preparamos esse conteúdo sobre o tema. Confira!

Leia também: Vacinação na terceira idade: quais são os principais imunizantes?

Entenda a importância da vacinação na terceira idade

A partir das diversas alterações imunológicas naturais do decorrer da vida, os idosos passam a ser mais suscetíveis a algumas doenças, principalmente as infectocontagiosas como as enfermidades do aparelho respiratório, por exemplo.

Por isso, é necessário que a população tenha consciência dos impactos positivos que a imunização oferece e se envolva mais nas campanhas, principalmente a da gripe.

Para se ter ideia, em 2018, diversas cidades tiveram que prorrogar os prazos para a campanha da vacina da gripe, porque não atingiram a meta dos grupos vulneráveis, como os idosos.

Diante disso, a vacinação na terceira idade é essencial para diminuir as internações e os riscos de mortes causadas por doenças cardíacas cerebrovasculares, pneumonia, influenza e, agora mais recentemente, COVID-19.

Saiba mais: Calendário vacinal desatualizado: quais são os riscos?

Saiba quais são os principais imunizantes para os idosos

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), os imunizantes mais importantes para a vacinação na terceira idade são:

  • Gripe (Influenza)

  • Pneumocócica

  • Tríplice bacteriana

  • Hepatite B

  • Febre amarela

  • Herpes zóster

  • Meningocócicas

  • Tríplice viral

Vale destacar que as vacinas contra a febre amarela e a tríplice viral precisam ser pedidas pelo médico para pacientes a partir dos 60 anos.

Já a vacina meningocócica B também precisa de pedido médico para pacientes a partir dos 51 anos, já que a bula indica o imunizante para pessoas até os 50 anos.

Você pode se interessar por: Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber!

Conheça onde receber as vacinas para a terceira idade

Apesar da maioria dos imunizantes estar disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), existem alguns que só são encontrados na rede particular, como é o caso da Meningite B, por exemplo.

Por isso, é preciso contar com uma instituição de saúde sólida e experiente em vacinação na terceira idade.

Para atender a essa demanda, a Vip Imune foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização e com profissionais experientes, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe sua imunização, de acordo com o calendário de vacinação ou a recomendação do seu médico.

Comments are closed.