Semana de Vacinação nas Américas: conheça grandes histórias sobre a imunização

Semana de Vacinação nas Américas: conheça grandes histórias sobre a imunização

A Semana de Vacinação nas Américas ajuda a disseminar informações valiosas sobre a importância da vacinação. Saiba mais!

Entre os dias 24 e 30 de abril é celebrada a Semana de Vacinação nas Américas, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância dos imunizantes na proteção da vida humana.

Nesse sentido, vale destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, as vacinas salvam mais de 3 milhões de vidas todos os anos.

Além disso, os imunizantes são reconhecidos como uma das intervenções de saúde mais bem sucedidas e econômicas da história.

E, para ajudar a disseminar informações valiosas sobre os imunizantes na Semana de Vacinação nas Américas, preparamos esse conteúdo sobre as vacinas que ajudaram a vencer doenças graves ao longo da história humana. Boa leitura!

Leia também: 5 principais dúvidas sobre a vacinação

Na Semana de Vacinação nas Américas, conheça os principais imunizantes ao longo da história

Varíola

Na Semana de Vacinação nas Américas, o primeiro imunizante que vamos abordar é o contra a varíola, que causava o óbito de, aproximadamente, 400 mil pessoas por ano na Europa.

Diante disso, no final do século 18, uma descoberta revolucionária do cientista Edward Jenner resultou na primeira vacina contra a varíola.

Na prática, o cientista descobriu que uma pessoa saudável, ao inocular secreções de outra contaminada, desenvolvia sintomas mais leves e tornava-se imune à doença.

Febre Amarela

Já a febre amarela foi um grande problema no Brasil, do século 19 até meados do século 20. Para se ter uma ideia, somente em 1850, o vírus infectou mais de 90 mil dos 266 mil habitantes do Rio de Janeiro, segundo levantamento da Fiocruz.

Hoje, o Brasil é reconhecido no mundo todo pela produção da vacina contra a febre amarela, fabricada desde 1937 nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

DTP (difteria, tétano e coqueluche)

A difteria, tétano e a coqueluche forçaram os cientistas a desenvolverem uma única vacina para combater as 3 doenças e evitar a morte das pessoas, principalmente crianças.

Vale destacar que essas enfermidades causaram grandes transtornos à saúde pública ao longo da história e, por isso, esse imunizante foi um dos mais celebrados pela área médica.

Atualmente, a vacina DTP faz parte do Programa Nacional de Imunizações, que recomenda três doses: com dois, quatro e seis meses de vida.

Poliomielite

Ainda sobre a história dos imunizantes para celebrar a Semana de Vacinação nas Américas, a vacina contra a poliomielite marcou a história, pois foi uma doença que assolou a humanidade durante muito tempo.

Por isso, em 1955, os cientistas, coordenados pelo epidemiologista Thomas Francis Jr., declararam que a vacina inativada contra a poliomielite era segura, efetiva e potente.

Como curiosidade, em 1986, foi criado o famoso mascote “Zé Gotinha” para disseminar a campanha de vacinação contra a poliomielite no Brasil.

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Por fim, a tríplice viral passou a ser aplicada no Brasil em 1992, para proteger as pessoas contra o sarampo, caxumba e rubéola. Até então, os imunizantes para proteger essas doenças eram oferecidos de maneira separada.

Além disso, desde 2013, a vacina evoluiu para a tetravalente, que além de sarampo, caxumba e rubéola, protege também contra a varicela (catapora).

Você pode se interessar também por: Conheça 5 estratégias para diminuir a dor da vacinação

Conheça a Vip Imune e garanta seu esquema vacinal em dia

Como visto, existem vacinas que marcaram a história da saúde no mundo inteiro e são fundamentais para evitar epidemias e até pandemias. Além disso, existem outros imunizantes que também foram essenciais ao longo dos anos, como:

  • Meningite
  • BCG
  • Influenza
  • Rotavírus
  • Pneumocócica 10-valente
  • Covid-19

Diante disso, é evidente a importância de ter o esquema vacinal em dia e evitar os desdobramentos de diversas doenças graves.

Nesse sentido, ter uma instituição de confiança pode ser essencial para manter os imunizantes do calendário de vacinação em dia.

Para atender a esta demanda e corroborar com a Semana de Vacinação nas Américas, a Vip Imune foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização e com profissionais experientes, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais via WhatsApp e agende programe a sua vacina!

Comments are closed.