Meningite: tudo o que você precisa saber!

Meningite: tudo o que você precisa saber!

No dia 24 de abril é celebrado o Dia Mundial da Meningite. Saiba mais sobre a doença neste conteúdo especial!

A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e causa febre e fortes dores de cabeça, dentre outros sintomas.

No Brasil, entre 2013 e 2021, foram registrados mais de 13 mil casos de meningite, segundo dados do Ministério da Saúde.

Além disso, a partir da pandemia e isolamento social, 50% dos pais brasileiros deixaram de vacinar seus filhos contra a meningite, que é a medida mais eficaz para evitar a doença, de acordo com pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Imunizações – Sbim.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com tudo o que é necessário saber sobre a meningite. Boa leitura!

Leia também: Principais perguntas e respostas sobre meningite

Confira tudo o que você precisa saber sobre meningite

O que é a meningite?

A meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção viral, bacteriana, fúngica ou até parasitária.

Quais são as causas da meningite?

Como já adiantado, as causas da meningite são diversas, como lesão física, neoplasias e uso de certos medicamentos.

No entanto, é mais comum que a doença seja provocada por infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da meningite geralmente são:

  • Febre
  • Rigidez na nuca
  • Dor de cabeça
  • Mal estar
  • Náusea e vômito
  • Confusão mental
  • Sensibilidade à luz

Como obter o diagnóstico para meningite?

Para descobrir se um paciente foi acometido com a doença, após o surgimento dos primeiros sintomas, é preciso coletar amostras de sangue e do líquido cefalorraquidiano ou  líquor (líquido da espinha).

Como as bactérias e vírus são transmitidos?

Vale pontuar também que as principais bactérias responsáveis pela meningite são a Neisseria meningitidis, o Haemophilus influenzae do sorotipo b e o Streptococcus pneumoniae. Já a transmissão acontece pela saliva ou pelas fezes.

Qual é o tratamento para meningite?

Após o diagnóstico de meningite bacteriana, o tratamento é realizado a partir da utilização de medicamentos antibióticos específicos, ministrados em ambiente hospitalar.

No caso de meningite viral, o tratamento pode ou não ser realizado em hospital, depende da determinação médica. Além disso, repouso e cuidados gerais também são recomendados.

Como evitar a doença?

Para evitar a doença, algumas medidas básicas são recomendadas. Confira:

  • Vacine-se. Atualmente, existem vacinas contra hemófilos, meningococo e pneumococo, para a maioria das cepas patogênicas mais frequentes.
  • Higienize as mãos com frequência
  • Não compartilhe itens como copos, talheres e escovas de dente, por exemplo.
  • Alimente-se bem e mantenha uma rotina de exercícios físicos

Leia também: 5 principais dúvidas sobre a vacinação

Conheça a Vip Imune e obtenha as vacinas contra a meningite

Agora que você já conhece as principais características sobre a meningite, é hora de conhecer uma instituição de saúde sólida e experiente que forneça as principais vacinas e imunizantes, inclusive os da meningite.

Nesse caso, a Vip Imune foi idealizada e planejada com a proposta de atuar na imunização familiar e corporativa, agregando valor, qualidade e informação a todos.

Contamos com uma equipe qualificada e atenciosa na área de imunização, o que resulta em um atendimento humanizado e completo para todas as pessoas, desde bebês até terceira idade.

Entre em contato com os nossos profissionais via Whatsapp e programe sua imunização, de acordo com o calendário de vacinação ou a recomendação do seu médico.

 

Comments are closed.