HPV

Tudo o que você precisa saber sobre o HPV

Conheça todas as características sobre o HPV, desde o vírus que causa a doença, até os métodos de prevenção, vacina e tratamento

HPV é uma doença que ataca a pele e mucosas, com 45 tipos que afetam a área genital dos homens e mulheres, sendo que 12 são de alto risco e podem desencadear em verrugas genitais ou até cânceres, como do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que, aproximadamente, 50% das pessoas sexualmente ativas irão entrar em contato com o HPV em algum momento da vida e 80% das mulheres terão esse contato até os 50 anos de idade.

No entanto, além dos métodos de prevenção, a maioria das pessoas elimina o vírus naturalmente em até 18 meses sem nenhuma manifestação clínica.

Diante deste contexto, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre HPV. Confira!

Leia também: 5 mitos e verdades sobre o vírus HPV

Conheça os principais pontos de atenção sobre o HPV

Transmissão

A principal maneira de transmissão do HPV é o sexo. No entanto, mesmo que protegido com preservativo, o papiloma vírus humano pode estar em outras regiões do corpo que a camisinha não cobre e causar a infecção.

Uma outra possibilidade de transmissão do vírus é no momento do parto, da mãe infectada para o bebê. Existem ainda registros de casos causados por contato com toalhas, roupas íntimas e sabonetes de terceiros.

Sintomas

Os principais sintomas do HPV costumam aparecer entre 2 e 8 meses após a infecção. Conheça os principais sinais:

  • Verrugas e microlesões no pênis, ânus, vagina, vulva, colo do útero, boca e garganta

  • Coceiras e irritação na região ou nos próprios órgãos genitais

Câncer

O HPV, geralmente, é dividido em duas classificações: baixo e alto risco de desenvolver câncer.

Os tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59 são considerados de alto risco, com maior probabilidade de persistir e causar lesões pré-cancerígenas.

Nesse sentido, os HPV do tipo 16 e 18 são os mais preocupantes, já que estão associados a 70% dos casos de câncer de colo de útero, 90% dos cânceres no ânus, 60% dos cânceres de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar, segundo o Ministério da Saúde.

Diagnóstico e tratamento

Apesar de em muitos casos o HPV apresentar verrugas ou microlesões nas regiões genitais, o recomendado é realizar uma consulta e exames laboratoriais, urológicos, ginecológicos e dermatológicos.

Afinal, nem sempre a infecção apresenta sinais aparentes e apenas exames laboratoriais podem constatar a doença.

Quando o HPV é confirmado, geralmente, o sistema imunológico combate de maneira eficiente e promove a cura completa.

Além disso, os médicos recomendam cremes e pomadas específicas para tratar das verrugas e microlesões causadas pelo HPV.

Vacina e prevenção

Apesar do preservativo não garantir 100% de eficácia contra o HPV, a proteção ainda é fundamental para evitar até o contágio com outras doenças mais graves.

No entanto, além da camisinha, é importante receber o imunizante contra o papiloma vírus humano. A vacina é a principal maneira de prevenção da doença e protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18, câncer de colo do útero e as verrugas genitais.

Saiba mais: Calendário vacinal desatualizado: quais são os riscos?

Saiba onde receber a vacina para HPV

Agora que você já sabe quais são as principais características sobre HPV, é preciso conhecer uma instituição de saúde sólida e de confiança para receber a vacina contra o papiloma vírus humano.

Para atender a esta demanda, a Vip Imune promove a vacinação familiar e corporativa, a partir de uma equipe qualificada, experiente e atenciosa para proporcionar atendimento humanizado e completo para pessoas de todas as idades.

Entre em contato com os nossos profissionais e programe a sua imunização.

Comments are closed.